terça-feira, 6 de agosto de 2013

Bastidores da gravação do nosso single "Hey You" (Parte 1)

1° dia de gravação 


   Hey Nimitizens, hoje resolvemos escrever uma matéria sobre os bastidores da gravação de "Hey You".  Bom, não é fácil fazer uma música, principalmente em outro idioma, porém as vezes a maior dificuldade não está na letra e sim na cifra, ou na métrica. Agradar a você mesmo pode ser uma tarefa mais difícil do que agradar as outras pessoas...
Fell Molina & Gabe Smith

  "Fiz algumas versões da música anteriormente, a proposta era ser uma música comercial, então, tinha que ser simples... Mas, nas primeiras versões que produzimos eu não fiquei satisfeito com o resultado final. Tanto com a letra, como a melodia e a música em si... Essa métrica não está me agradando...".  - Disse Smith.

   Bem, como então melhorar isso? Smith disse... "Eu resolvi ouvir várias vezes a música, estudei a minha criação. Era uma coisa que eu deveria ter feito antes, mas só fiz depois que gravamos a primeira versão... Senti que deveria deixar a música um pouco mais madura, com uma objetividade maior, mas ao mesmo com uma complexidade um pouco maior. Foi o que fizemos!".
Smith & Zakk Nimitz
Uma das grandes dificuldades de todo músico que aprendeu por conta própria, é a teoria musical. Porém, é muito importante, pois, é a melhor maneira de deixar a música da forma que você realmente quer que ela fique, não tem meio melhor a não ser escrevê-la. Smith e Molina escreveram "Hey You" antes degravar a versão final, passaram compasso por compasso da música, acertando os detalhes. Na época, Smith ainda não tinha muito conhecimento para poder cifrar a música ou criar uma tablatura. 

   
   
   Então, dividiram a música em "Riffs", e foram fazendo compasso por compasso.Foi bem trabalhoso, mas levaram menos de 24 horas  para gravar a música (Horas somadas de 3 dias diferentes). Isso porque "Hey You" é uma música bem simples de ser reproduzida...

   Após a música ser lançada no Youtube e no Myspace (agora no Soundcloud), Smith e Molina conseguiram escrever a cifra e a tablatura de todos os instrumentos da música, foi feito no programa Guitar Pro 5 e disponibilizaram o download na página do Nimitz no Facebook .



   O processo de gravação foi dividido em três partes, a primeira consistiu na métrica e na gravação da bateria, inicialmente também seria gravado o baixo. Smith e Molina trabalharam bastante em uma questão determinante para o desenvolvimento da música, a métrica. Molina e Smith observaram algumas bandas das suas preferidas, para ter mais ou menos uma ideia de como deveriam adaptar a métrica.


Gabe Smith

"Me lembro de ter escutado bandas como Sum 41, The Offspring, Metallica, Black Sabbath e por ai vai... Bem, falando de métrica tivemos que descartar Black Sabbath, as métricas das músicas são muito difíceis, porque quase não existem! (risos). O que mais me agradou foram as ultimas composições do Sum 41, tem uma métrica incrível, com pausas, dando espaço para todos aparecerem durante a música, busquei algo nesse sentido. Não copiei a métrica de nenhuma música do Sum 41, mas consegui criar algo que se encaixasse dentro do contexto de uma métrica do Sum 41." - Disse Smith

   Molina ficou satisfeito com o resultado, da métrica, então começaram com a bateria. Naquele momento a banda estava passando por mudanças, Zakk não tinha tempo disponível para gravar a bateria, pois a sua agenda na sua outra banda onde toca estava muito apertada. Smith contou com a ajuda de seu pai para gravar a bateria. O seu pai também o ajudou na produção e masterização da música. Smith gravou uma guia com o baixo, e a bateria foi feita. 

Fell Molina com a Michael GM227
No mesmo dia Smith e Molina decidiram gravar as guitarras, mal sabiam eles que passariam mais de 7 horas neste processo. Começaram escolhendo os efeitos, a música conta com 4 pistas de guitarra, sendo 2 para base, 1 para os solos do Molina e mais 1 para o riff que acompanha o segundo e o terceiro refrão e também faz  o solo oitavado da música. Cada uma dessas pistas gravadas contaram com efeitos de guitarras diferentes, com equipamentos diferentes. Utilizaram uma guitarra Michael GM227 para gravar todas as pistas da música.  

  
    Os riffs criados tem sua particularidade, mas o riff que acompanha o segundo e o terceiro refrões e também o riff do solo oitavado, foi simplesmente um improviso, Smith pensou que poderia fazer algum riff em cima para deixar o refrão mais trabalhado, então tocou o que veio na cabeça e surgiram alguns dos riffs mais legais da música.
   
    Então, após o primeiro dia de gravação, haviam gravado a bateria e as guitarras. Não percam a parte 2, que contará até o fim do processo de gravação de "Hey  You".


 

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